quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Conferp conclui consulta pública, mas ações propostas surpreendem a 1a. Região.

>
NOTA DO CONRERP/1a. REGIÃO, em 06/09/2012.

O Conferp divulgou em seu portal na internet (ver hotsite) uma série de documentos relativos à consulta pública havida em 2012 sobre a abertura/flexibilização do registro profissional de relações-públicas.

O principal deles, um relatório de 45 páginas, na opinião da diretoria executiva do Conrerp/1a. Região, retrata bem o andamento da consulta feita em todo o país e, também, a clara divisão entre aqueles que consideram a abertura (tal como proposta - para pós-graduados) algo positivo e aqueles que a ela se opõem.

Como desdobramento, o Conferp propôs a criação de dois grupos de trabalho (GTs) - um "Pró-Abertura" e outro, "Acadêmico". Ambos sob a coordenação da Secretaria-Geral do Conferp e com um horizonte temporal de deliberação até o fim do presente mandato (2010-2011-2012).

SURPRESA.

À próxima gestão do Sistema Conferp-Conrerp (2013-2014-2015) caberia implementar as medidas deliberadas pelos GTs.

O primeiro teria como missão operacionalizar a "abertura" (em duas frentes - por Resolução Normativa, interna, e por negociações junto ao Poder Legislativo, visando a alteração da Lei 5.377), enquanto que a segunda demandaria, junto ao MEC, as conclusões sobre as prometidas diretrizes curriculares para a formação do bacharel em Relações Públicas.

Para a primeira foi nomeado o Secretário-Geral do Conrerp/1a. Região, e para a segunda o Corregedor do Sistema Conferp-Conrerp.

Tendo em vista que o resultado da ausculta pública no estado do Rio de Janeiro, onde foram conduzidas três consultas distintas, duas na capital e uma no interior, foi claramente contrário à "abertura" do registro, o Secretário-Geral da 1a. Região, por esta razão, solicitou, nesta data, em caráter irrevogável, sua exclusão do Grupo de Trabalho Pró-Abertura.
>


Nenhum comentário:

Postar um comentário