quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CONRERP/RJ participa de Audiência Pública do MEC


Em 27 de agosto último, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de São Paulo, realizou-se a segunda audiência pública da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) com vistas à reformulação das diretrizes curriculares para os cursos de graduação tradicional (bacharelado) em Relações Públicas.

Mais de cem participantes lotaram o auditório e participaram ativamente das discussões que deram-se em torno de seis questões-chave:

1) Quais os objetivos para a formação em Relações Públicas?

2) Qual o perfil desejado para o egresso dos cursos dessa graduação tradicional?

3) Quais as competências a serem desenvolvidas pelo curso?

4) Quais devem ser os conteúdos curriculares orientados para a formação em Relações Públicas?

5) Que critérios podem definir padrões de qualidade para o curso?

6) Que interfaces caracterizam a integração de Relações Públicas com outras áreas?

O Rio de Janeiro - de acordo com o depoimento de vários integrantes da comissão de especialistas do MEC, inclusive de sua Presidente, Profa. Dra. Margarida Kunsch - teve relevante participação nesta audiência da região Sudeste.

Com três cursos ativos (UERJ, FACHA e FAFIC/Campos) e uma IES avaliando a possível abertura de uma nova habilitação em seu curso de Comunicação Social (Faculdade Salesiana de Macaé, que enviou o relações-públicas e professor Marcelo Ficher - Conselheiro da 1a. Região), o Rio de Janeiro volta a ter uma representação ativa nas discussões nacionais da área. Pelo Sistema CONFERP estiveram presentes o seu Presidente, João Alberto Ianhez e o seu Tesoureiro, Flávio Schmidt. O CONRERP/1a. Região foi oficialmente representado por Manoel Marcondes Neto, Secretário-Geral.

Também tiveram participação marcante o coordenador do curso de Relações Públicas da FACHA, Ricardo Benevides (também professor da UERJ e Conselheiro da 1a. Região) e o chefe do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Prof. Dr. Fernando Gonçalves.

Não se pode deixar de destacar também as presenças do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas, vice-diretor da FCS/UERJ e membro da comissão de especialistas, e de Márcio Simeone, também membro da comissão, corregedor do Sistema CONFERP e professor da UFMG.

O Sistema CONFERP também criou sua comissão para discutir a formação do bacharel, presidida por Márcio Simeone, a qual, até a primeira semana de outubro, encaminhará à SESU/MEC uma proposta do Sistema.

Além das audiências presenciais, todos os relações-públicas do Brasil estão convidados a participar da consulta pública virtual. Conclamamos os profissionais do estado do Rio de Janeiro a participarem da mesma, que segue até 15 de setembro próximo, diretamente no website do MEC, via o link:

http://formularios.mec.gov.br/index.php/perfil-profissional

Acesse e responda. São apenas três questões acerca da formação ideal para o relações-públicas.
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário